terça-feira, 21 de setembro de 2010

Individualismo...

Às vezes penso no rumo que os relacionamentos vêm tomando, as pessoas estão cada vez mais individualistas. Quando falo de "relações" não me refiro apenas em relações de casais, mas na forma mais abrangente desta palavra. Talvez isso não seja culpa só nossa, o mundo está nos deixando assim: competitivos e individualistas.
É claro que o amor próprio e a auto estima são requisitos indispensáveis para sermos felizes, mas quando isso se transforma em egocentrismo a coisa complica. Não pensem que falo isso pensando em alguém em particular. Estou falando de modo geral e até por mim mesma. As relações estão ficando cada vez mais difíceis porque não queremos abrir mão de nada, se algo por menor que seja não "bate", ou acontece uma pequena discussão já é motivo para se pôr um fim em tudo e tentar começar de novo. Estamos cada dia mais intolerantes. As pessoas querem se completar e isso não existe, precisamos nos complementar e isso já basta. Ter afinidades é bom, mas algumas diversidades tornam as relações interessantes, pois aprendemos com os diferentes, pontos de vista divergentes podem render um bom papo e muita aprendizagem.

2 comentários:

  1. Individualismo....concordo plenamente com esse seu pensamento. Estamos vivendo em um mundo onde o EU, EU e EU, está falando mais alto e o OUTRO sendo deixado de lado, mal sendo ouvido.
    E quanto ao fato de "se completar", meu relacionamento está indo pras cucuias, justamente por causa disso. Que é isso??? Sou totalmente adepta ao "os opostos se atraem". Bjim!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo que uma relação entre "opostos" é algo muito intenso e estimulante. Mas, vamos combinar: depois de um certo tempo, fica difícil, para as duas pessoas, ter que fazer tantas concessões! O ideal, me parece, é se relacionar com alguém que tenha tanto semelhanças quanto diferenças!

    ResponderExcluir